domingo, 19 de agosto de 2007

Calculando, pensando, raciocinando..

Saber a tabuada e conhecer as técnicas operatórias são condições necessárias, mas não suficientes, para desenvolver o racicínio matemático e resolver problemas. Entretanto, os alunos que compreenderam o significado das técnicas operatórias, que têm algum domínio do cálculo mental e sabem fazer estimativas apresentam maior flexibilidade de raciocínio, mais competência na resolução de problemas, além de maior autonomia e motivação na aprendizagem de novos cálculos.
Não se pode determinar o melhor modo de calcular. Cada aluno tem um caminho com o qual mais se identifica, e cada cálculo sugere um procedimento diferente.
Acompreensão de vários procedimentos de cálculo e a possibilidade de o aluno criar outro procedimentos, não quer dizer que se deva deixar de ensinar as técnicas operatórias convencionais. Mas sim, que estas sejam trabalhadas de maneira em que os alunos compreendam o que estão fazendo, e não de forma mecanizada.

Um comentário:

NTE/RLN NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL DE OSÓRIO disse...

Lela...tuas tarefas e capricho são encantadores. Continues curiosa e conte sempre conosco tá?Adoramos o que fazes e relata!