Saber a tabuada e conhecer as técnicas operatórias são condições necessárias, mas não suficientes, para desenvolver o racicínio matemático e resolver problemas. Entretanto, os alunos que compreenderam o significado das técnicas operatórias, que têm algum domínio do cálculo mental e sabem fazer estimativas apresentam maior flexibilidade de raciocínio, mais competência na resolução de problemas, além de maior autonomia e motivação na aprendizagem de novos cálculos. Não se pode determinar o melhor modo de calcular. Cada aluno tem um caminho com o qual mais se identifica, e cada cálculo sugere um procedimento diferente. Acompreensão de vários procedimentos de cálculo e a possibilidade de o aluno criar outro procedimentos, não quer dizer que se deva deixar de ensinar as técnicas operatórias convencionais. Mas sim, que estas sejam trabalhadas de maneira em que os alunos compreendam o que estão fazendo, e não de forma mecanizada.
Hoje é o sol, a vida, a possibilidade, a esperança... Ontem, é o dia que se foi. Amanhã, é o dia que virá. Hoje, contudo, é o tempo que está conosco. Por isso, vamos saber bem aproveitar o nosso tempo de hoje!
Um comentário:
Lela...tuas tarefas e capricho são encantadores. Continues curiosa e conte sempre conosco tá?Adoramos o que fazes e relata!
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